Glossário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Glossário

Mensagem por Espartilho em Qui 07 Jan 2010, 12:04

Crossdresser - Pessoa que veste roupa ou usa objectos associados ao sexo oposto, por qualquer uma de muitas razões, desde vivenciar uma faceta feminina (para os homens), masculina (para as mulheres), motivos profissionais, para obter gratificação sexual, ou outras. O crossdressing (ou travestismo), não está relacionado com a orientação sexual e um crossdresser pode ser heterossexual, homossexual, bissexual ou assexual. O crossdressing também não está relacionado com a transexualidade.

Os crossdressers tipicamente não modificam o seu corpo, através da terapia hormonal ou cirurgias, mas tal acontece nalguns casos.

Drag Queen - Drag queens ou Drag kings são artistas que se travestem, fantasiando-se cómica ou exageradamente com o intuito geralmente profissional artístico. Na maioria das vezes, apresentam-se em boites e bares LGBT, embora haja drags que façam eventos para público misto, como animação em festas de casamento, debutantes, formaturas etc. Muitas fazem também correio elegante ou correio animado, levando mensagens de amor ou felicitações com performances características. Chama-se drag queen o homem que se veste com roupas exageradas femininas estilizadas e drag king a mulher que se veste como homem. A transformação em drag queen (ou king) geralmente envolve, por parte do artista, a criação de um personagem caracteristicamente cómico e/ou exagerado.

Tanto drag queens como drag kings podem ter qualquer orientação sexual, e sê-lo não é indicativo de se ser homossexual, bissexual ou heterossexual.

LGBT (ou LGBTTTs) - É o acrónimo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgéneros (o 's' refere-se aos simpatizantes). Embora refira apenas seis, é utilizado para identificar todas as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de género divergentes do sexo designado no nascimento.

Transgénero - Normalmente refere-se às pessoas cuja expressão de género não corresponde ao papel social atribuído ao género designado para elas no nascimento. Mais recentemente o termo também tem sido utilizado para definir pessoas que estão constantemente em trânsito entre um género e outro. O prefixo trans significa "além de", "através de".

Vários países e culturas do mundo têm a sua forma específica de designar determinados sub-grupos de pessoas transgénero. Na Índia existem as hijras que foram designadas como homens no nascimento e mais tarde passaram a viver como mulheres; na Tailândia o termo Kathoey é utilizado de forma semelhante a transgénero.

As pessoas não-transgéneras são denominadas de cisgéneras.

Transexualidade - É a condição considerada pela OMS como um tipo de transtorno de identidade de género, mas pode ser considerada apenas um extremo do espectro de transtorno de identidade de género. Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de género diferente ao designado no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceite como sendo do sexo oposto. Usualmente o homens e a mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatómico, desejam fazer uma transição do seu sexo de nascimento para o sexo oposto (sexo-alvo) com alguma ajuda médica (terapia de reatribuição de género) para seu corpo. A explicação estereotipada é de "uma mulher presa num corpo masculino" ou vice-versa, ainda que muitos membros da comunidade transexual, assim como pessoas de fora da comunidade, rejeitem esta formulação.

Fonte: Wikipedia
avatar
Espartilho
Admin
Admin


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum