Considero-me transexual. Que devo fazer para realizar as cirurgias?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Considero-me transexual. Que devo fazer para realizar as cirurgias?

Mensagem por Vanessa Blue em Seg 30 Maio 2011, 01:10

Primeiro que tudo há que ter o diagnostico. Não é só por uma pessoa se considerar transexual que é realmente transexual. Há que ter o diagnostico feito por Médicos e Psicólogos especializados no assunto.

Para isso deve ir a uma consulta de um Médico ou um Psicólogo que se dediquem em especial a estas situações. Pode começar por consultar um Psiquiatra ou um Sexologista ou ainda um Psicólogo. Deve ter em atenção que de entre os médicos que analisarem o seu caso tem de estar sempre pelo menos um Psiquiatra.

Pode ir a uma destas consultas em Clínica Privada ou no Serviço Nacional de Saúde. Se optar pelo Sector Publico pode ir a estas consultas no Hospital Júlio de Matos, no Hospital de Santa Maria à consulta de sexologia do Serviço de Psiquiatria (dirigida pelo Prof. Rui Xavier Vieira), à consulta de Sexologia do Serviço de Psiquiatria dos Hospitais de Coimbra (dirigida pela Dra. Graça Santos), ou no Hospital de São João no Porto onde está em inicio outra destas consultas.

Após o diagnostico feito numa destas consultas será enviado/a a uma outra consulta semelhante para "uma segunda opinião", isto é, para confirmar ou não o diagnostico prévio já feito pela equipa que primeiro a/o consultou.

Entretanto iniciará o tratamento hormonal controlado por endocrinologista quando houver uma indicação diagnóstica nesse sentido. Também será sujeito/a à "prova de vida", que não é mais que começar a viver "na pele" do sexo em que sente que pertence. Durante todo este tempo será observado/a pela equipa médica a sua adaptação a esta situação.

Depois de o diagnostico feito e confirmado por uma 2ª opinião diagnóstica, deve ser feito um pedido à Ordem dos Médicos acompanhado de todo o processo com relatórios de todos os médicos que intervieram nesse diagnostico. Após a análise de todo o Processo se tudo estiver correcto será passado pelo Bastonário da Ordem dos Médicos um parecer favorável à realização das cirurgias de mudança de sexo.

Então poderá ir ter com um Cirurgião Especializado nestas cirurgias para as realizar, no Sector Publico ou no Sector Privado.

Todo o processo demora pelo menos 2 anos até ser "levado" à ordem dos Médicos.

O tempo que demoram as cirurgias varia de caso para caso (F para M ou M para F) e das cirurgias necessárias para cada situação particular.

É importante compreender que a maioria destas cirurgias são radicais e irreversíveis e por isso só se podem realizar quando não há duvidas diagnósticas. É claro que algumas como rinoplastias, mentoplastias e mamoplastias de aumento podem ser feitas. De facto podem ser consideradas cirurgias estéticas normais e não especificas da mudança de sexo fenotipico.

Fonte: Dr. João Décio Ferreira (cirurgião plástico)
avatar
Vanessa Blue
Moderador
Moderador


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum